Contratar um seguro para o seu automóvel é a melhor maneira de proteger o seu patrimônio, essa contratação vai fazer com que você não leve prejuízo das condições estabelecidas, porém quando a contratação não é feita do modo correto você corre o risco de não ter direito a indenização. Para que você não cometa erros ao cotnratar um seguro auto, veja os oito exemplos de casos mais comuns na hora de contratar um seguro e como evita-los.
1- Atrasar o pagamento da apólice
O prêmio do seguro pode ser pago de duas formas, anual e a vista. As pessoas que pagam o seguro a vista não precisam se preocupar com não serem indenizadas na hora de um incidente, porém com as outras formas de pagamento quando há atrasos de pagamento, dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada.
Exemplo de caso: Faltavam duas parcelas da apólice para que José conseguisse quitar o seguro, ele foi avisado sobre o atraso, mas ocorreram imprevistos que fizeram com que as parcelas não fossem quitadas. José acabou não pagando dentro do prazo definido com a seguradora e assim houve cancelamento do seguro, ele acabou perdendo uma apólice de seguro completo (compreensiva). Para que isso não ocorra com você, procure manter seus pagamentos sempre em dia e em casos de imprevistos converse com o seu corretor.
2-Responder o questionário de risco incorretamente
Quando o seguro auto é contratado, o consumidor precisa preencher um formulário de questionário de risco onde é solicitado várias informações sobre o perfil, como, por exemplo, a idade, informações sobre o veículo ou até mesmo quem é o principal condutor. Sendo assim, toda informação incorreta sobre o perfil, mesmo que não seja intencional, pode se tornar um problema, pois em caso de algum incidente, não caberá a seguradora indenizar um perfil ou uma situação que não foi definida ao contratar o seguro.
Exemplo de caso: O perfil do Mauro constava que não haviam pessoas na faixa etária (18 a 25) que utilizavam o veículo, ocorreu um incidente e na hora do ocorrido, uma pessoa de 24 anos estava dirigindo, Mauro não teve direito a indenização. Para isso não acontecer informe todas essas informações para o seu corretor antes de fazer a contratação, pois será responsável por analisar todos os possíveis riscos, informar a seguradora e depois dizer a você o que está ou não coberto.
Não atualizar informações durante a vigência
Informar a mudança de perfil durante a vigência é extremamente necessário porque essas informações alteram diretamente o perfil de risco.
Exemplo de caso: Maria trabalhava em uma escola e tinha garagem, Maria mudou de trabalho e no seu trabalho atual não tinha garagem e ela estava deixando o carro na rua, o que alterou o perfil, quando o incidente ocorreu, esse caso não foi indenizado por não caber indenização a um endereço que não estava no contrato. Por isso qualquer mudança deve ser informada, seja uma mudança de endereço, estado civil, avise para o seu corretor para que ele faça um endosso com a sua alteração.
Colocar acessórios no veículo e não avisar o corretor
Existem coberturas específicas para acessórios, sendo assim, na contratação ou até mesmo caso você instale algum acessório durante a vigência, ou se ainda irá instalar, isso deve ser informado para o seu corretor para atualizar o risco com a seguradora. Exemplo de caso: Kate tinha uma moto, na sua moto foi instalado uma bolsa porta objetos para moto, um acidente ocorreu e Kate queria receber o valor de indenização da moto e dos acessórios e a seguradora disse que só cobriria a indenização do veículo.
Não se atentar as faltas de cobertura
A seguradora só cobrirá sinistros quando contratado cobertura para essa determinada situação, ou seja, na sua apólice devem estar as descrições de quais acontecimentos a seguradora irá fazer o reembolso referente a eventualidade e quais serviços estão disponíveis para você utilizar durante a vigência. Por isso é fundamental ler seu contrato, principalmente as cláusulas de exclusões e antes de contratar o seguro, falar para o seu corretor sobre os riscos que você corre diariamente para que você não sofra esse contratempo no caso de um incidente.